sexta-feira, 7 de outubro de 2011

AMRN-ACADEMIA DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE

HISTÓRIA
A Academia de Medicina do Rio Grande do Norte (AMRN), com sede à Avenida Ângelo Varela, nº  1019,  no bairro do Tirol, Natal, foi fundada no dia  01 de outubro de 1985, Nessa data dezessete médicos reuniram-se pela primeira vez, na presença do Professor  Geraldo Milton Siqueira, membro da Academia de Medicina da Bahia. Foram aclamados os médicos MARIA GISELDA DA SILVA TRIGUEIRO (Missão Velha-CE, 18-02-1934 / Natal, 11-05-1986), Clovis Travassos Sarinho (Campina Grande-PB, 21-06-1928 / Natal, 09-01-1979) e Milton Ribeiro Dantas  (MOSSORÓ, 22-11-1914 / Natal, 08-111932) para constituírem a Comissão Organizadora de sua fundação.
               No mesmo ano foi eleita a primeira Diretoria: Maria Giselda da Silva Trigueiro (Presidente), Carlos Ernani Rosado Soares (Secretário) e Carlos Cesar Formiga Ramos (Tesoureiro). No dia 11 de maio de 1986, houve grande perda: o falecimento de sua presidenta fundadora, substituída pelo acadêmico Marcelo Augusto Filgueira da Carvalho.
               Em 10 de junho de 1987, ampliou-se o quadro dos acadêmicos para um número de 30 e, a partir de 1995, 40 deles ocupam cadeiras que são renovadas ao ocorrer vacância na categoria, por desistência ou pela morte de sócio titular.
               Para preenchimento de vaga titular, o presidente da Academia declara aberta inscrição, através de edital e por indicação de pelo menos três membros titulares. Para concorrer, são necessários alguns requisitos como: estar habilitado em Medicina há pelo menos dez anos; exercê-la em nosso estado, com inscrição no Conselho Regional há pelo menos cinco anos; não constar, em sua história profissional, transgressão de ética comprovada; e apresentar trabalho (monografia, dissertação ou livro) de lavra própria.
 HOMENAGEADOS
               Além dos Acadêmicos Titulares há os Membros Eméritos, profissionais de notório saber que contribuíram para o progresso da medicina ou que colaboraram com a Academia. Outra categoria, ainda, é a de Membros Correspondentes, composta por médicos não residentes no RN.
               O Acadêmico Eudes Caldas Moura foi agraciado com o título de Membro Honorário da Academia (2001), quando, por decisão própria, abdicou de sua cadeira (Patrono Dr. Emílio Salem), posteriormente ocupada pelo saudoso acadêmico Luis Gonzaga Bulhões.
               Recentemente, a Academia agraciou com o título de Membro Emérito, Mary Evelyn Dantas Flowers, hematologista de renome internacional, diplomada em medicina pela UFRN. Em sessão solene no Memorial da Medicina do RN, foram apresentadas pesquisas por ela realizadas em Seattle, EUA, onde com equipe multidisciplinar, desenvolve estudos clínicos com transplante de medula óssea e com células tronco, no tratamento de leucemia. A mesma comenda já foi ofertada a Lali Meignam, anestesiologista e diretora do Hospital Saint Anne de Paris, também com formação médica na UFRN e nome relevante na medicina mundial.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
               A aprovação do seu primeiro Regimento deu-se em abril de 1986 e em outubro do mesmo ano, seu Estatuto foi aprovado. Nessa ocasião, foram escolhidos os respectivos Patronos dos seus Acadêmicos Fundadores. Na última gestão da acadêmica Ana Maria de Oliveira Ramos foi formada uma comissão composta por Carlos Ernani Rosado Soares, Paulo Franssinete Bezerra e Armando Aurélio Fernandes de Negreiros, visando uma revisão do novo Estatuto e Regimento da Academia, cujo teor foi aprovado ao término do seu mandato.
            
               É uma rotina da AMRN promover reuniões mensais onde são estudados e debatidos assuntos relativos à medicina e ciências afins, geralmente por médicos e personalidades de renome. 
               As seguintes personalidades já palestraram na Academia: Jornalista Cassiano Arruda, Deputado Federal Ney Lopes, Escritor João de Deus Souto Filho, Biólogo Marco Aurélio M. Almeida, Artista Plástico Dorian Gray, dentre outros. Alguns médicos também proferiram palestras com temas relacionados à medicina, como Francisco Elmano Marques, Newton Bezerra do Vale, Tarcísio Moura, Adelmaro Cavalcante Júnior e Dr. José Luciano Gonçalves de Araújo.
               Cabe à Academia estimular a educação e a pesquisa de interesse médico, promover movimentos com fins educativos e culturais que se relacionem com a profissão médica e, principalmente, realizar eventos em memória de grandes vultos e de datas de feitos relevantes da medicina potiguar, nacional e internacional.
Ex-presidentes da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte:
1 - MARIA GISELDA DA SILVA TRIGUEIRO – 01/10/1985
2 - MARCELO AUGUSTO FILGUEIRA DE CARVALHO – 11-05-1986
3 -  AIRTON DANTAS WANDERLEY,
4 -  PAULO SANTIAGO HENRIQUES BITTENCOURT,
5 - JOSÉ ANCHIETA FERREIRA DA SILVA,
6 -  HERIBERTO FERREIRA BEZERRA (DUAS GESTÕES)
7 - CARLOS ERNANI ROSADO SOARES
8 - JOÃO MARIA DE MIRANDA MONTE
9 -  RUBENS DOS SANTOS SILVA
10 -  ANA MARIA DE OLIVEIRA RAMOS (DUAS GESTÕES)
11 - Dr. GLEY NOGUEIRA FERNANDES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 16 BLOGS, 1394 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1406 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Quem sou eu

Minha foto
Sou mossoroense, com muito orgulho. Sou Subtenente da RR da gloriosa e amada Polícia Militar