Foto ext. do blog do Cel Ângelo |
CORONEL PM MÉDICO JOSÉ DE ANCHIETA FERREIRA, natural de São José de Mipibu-RN, nascido a 16 de julho de 1928, filho de Julio Ferreira da Silva e Stella Garcia Ferreira. Estudou no grupo escolar Jaci Tenário e foi contemporâneo da professora Mirian Coeli. Ingressou na Polícia militar no ano de 1957 e foi diretor o segundo diretor do Hospital Central da Polícia Militar, no período de 1986 a 1987, recebendo do Coronel Médico Pedro Germano da Costa. Em 6 de agosto de 1987 foi transferido para a reserva remunerada da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, no posto de coronel médico. Por ocasião da inauguração, em 11 de agosto de 1963, juntamente com seus companheiros: Pedro Germano da Costa, José Marques de Lima, Humberto G. Xavier Medeiros, Luiz Pires de Souza, Geovanir de Freitas, Abraão Marcos, Edmilson Fernandes de Queiroz e o mossoroense Paulo Fernandes do Hospital da PM ele era um dos membros da equipe médica Integrou o corpo docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Tomou posse em 14 de setembro de 2000, sendo saudado pelo seu colega Enélio Petrovick. Anchieta é uma pessoa tolerante, perdoa tudo. Para ele todo mundo é bom. Não tem mágoas de ninguém. Humilde demais. Um tanto tímido, tranqüilo. Como médico, atende os pobres e os ricos, em nível de igualdade e atenções. Jamais visa qualquer recompensa pecuniária, disse sua esposa e companheira, há 37 anos, dona Lúcia Mara.
Especializado em aftalmologia, ele é voltado às atividades filantrópicas sem par, prestando assistência a Casa de Crianças da Irmã Lúcia, no Leprosário de São Francisco de Assis.
Em sua terra natal acolhe pessoas carentes, inclusive de municípios vizinhos no Hospital – Maternidade Jessé Ferreira, onde realiza cirurgias gerais, com sucesso, ao lado de seu companheiro de especialidade, Dr. Luiz Gonzaga de Miranda Monte, cidadão mipibuense. E ali, de seu próprio bolso, arcava com as despesas para o atendimento para dezenas de necessitados.
MEMBRO DA CADEIRA 3 DA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS, DESDE 6 DE MAIO DE 1988, QUE TEM COMO PATRONO O CONSELHEIRO BRITO GUERRA, COMO PRIMEIRO OCUPANTE, O SAUDOSO OTTO BRITO, FILHO DE FELEIPE GUERRA; E DA CADEIRA Nº 8 DA ACADEMIA DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário